Pode ser conhecida, também, como necrose avascular, necrose asséptica ou necrose isquêmica, a osteonecrose da cabeça femoral é uma doença do quadril medicamente pouco compreendida. Por alguma razão, há diminuição do fluxo sanguíneo na cabeça femoral, perda de células ósseas e diminuição da resistência da cabeça femoral. Isso leva ao colapso dessa estrutura, perda da forma esférica e dor. É mais comum em homens, com 50% dos casos bilaterais.
A dor se irradia para a coxa, que piora com o esforço. Em alguns casos, esta doença está associada ao uso excessivo de corticosteroides e álcool. Doenças do sangue também podem causar osteonecrose (anemia falciforme). No entanto, em 50% dos casos, nenhuma causa pode ser encontrada.
O tratamento para Osteonecrose da cabeça do fêmur ainda é uma grande discussão na comunidade médica. Nos estágios iniciais, antes do colapso da cabeça femoral, o desfecho é incerto. Nesta fase, pode-se tentar descomprimir a cabeça femoral e aplicar células mesenquimais. Outro tratamento não invasivo, muito popular na Europa, é a aplicação de ondas de choque. O uso de bisfosfonatos também ajuda a retardar a progressão da doença. Na fase final, após a manipulação da cabeça femoral, se o paciente sentir dor e dificuldade para caminhar, a prótese é a melhor opção.
© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados Dr. Vitor Magalhães – Feito por Agência Tico Tico no Fubá